Segurança

Adiamento na Câmara promete lei mais robusta contra o crime organizado

60

Em um movimento que prioriza a qualidade e a colaboração, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou o adiamento da votação do substitutivo ao Projeto de Lei Antifacção (PL 5582/2025) para a próxima terça-feira (18). A decisão atende a um pedido do relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que busca realizar ajustes finais e correções redacionais no texto, batizado como Marco Legal de Combate ao Crime Organizado. Derrite destacou que o projeto incorpora boas iniciativas do governo federal e sugestões de diversos parlamentares, independentemente de ideologias, transformando o substitutivo em um ponto de partida para discussões construtivas. “O último parecer já está no sistema com vários ajustes que foram realizados”, explicou ele, agradecendo as contribuições de todas as bancadas e enfatizando o espírito colaborativo para fortalecer o combate ao crime.

Hugo Motta elogiou o trabalho “eminentemente técnico” de Derrite, reforçando que não há pressa para aprovar uma pauta tão importante como a segurança pública. “Nós não queremos correr com essa pauta”, afirmou, destacando que o texto mantém pontos positivos do governo e agrega mudanças para criar um novo marco legal mais eficaz contra o crime organizado. Essa abordagem positiva vem em resposta a preocupações levantadas, incluindo uma nota do Ministério da Justiça e pedidos de governadores de oposição por mais tempo de debate, o que pode abrir espaço para um consenso maior. Para o público jovem, que valoriza transparência e eficiência, esse adiamento representa uma oportunidade de construir leis que realmente impactem o dia a dia das cidades, promovendo uma sociedade mais segura e justa sem decisões precipitadas.

Com essa pausa estratégica, a Câmara demonstra compromisso com um processo democrático e inclusivo, potencializando o impacto positivo do projeto no cotidiano urbano. A expectativa é que os ajustes finais resultem em um texto mais sólido, beneficiando investigações e forças de segurança em todo o país, e inspirando uma nova geração a se engajar em pautas de segurança pública.

Conteúdo relacionado

Clínica de enfermagem estética em Brasília, com equipamentos médicos, destacando riscos à saúde e controvérsias na regulamentação.
Distrito FederalPolíticaSegurança

Dayse Amarilio propõe regulamentação da enfermagem estética no DF, mas riscos à saúde geram controvérsias

Deputada Dayse Amarilio propõe regulamentação da enfermagem estética no DF, mas riscos...

Rua alagada em Brasília com veículos de bombeiros do DF atendendo ocorrências de chuvas intensas, revelando falhas na infraestrutura.
Distrito FederalPolíticaSegurança

Bombeiros do DF atendem 21 ocorrências por chuvas intensas, revelando falhas crônicas na infraestrutura

Bombeiros do DF atendem 21 ocorrências por chuvas intensas, expondo falhas na...

Viaturas do Batalhão de Choque da PM na Esplanada dos Ministérios durante repressão a marcha bolsonarista no DF.
Distrito FederalPolíticaSegurança

Batalhão de Choque da PM reprime marcha bolsonarista de Nikolas Ferreira no DF

Descubra como o Batalhão de Choque da PM reprimiu a marcha bolsonarista...