Dois médicos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal receberam o título de Cidadão Honorário de Brasília em sessão solene na Câmara Legislativa, um reconhecimento que ocorre em meio a críticas recorrentes sobre a falta de investimentos estruturais na saúde de emergência no Distrito Federal.
Proposta e contexto da homenagem
O deputado Roosevelt Vilela (PL) propôs a sessão, que aconteceu na terça-feira, 26 de junho de 2026, e contou com discursos de agradecimento dos homenageados Halmélio Alves Sobral Neto e Estevam José de Medeiros Guimarães. Ambos foram destacados pela trajetória de atendimento pré-hospitalar e formação de profissionais no CBMDF, embora o evento não traga avanços concretos para a população atendida.
Posicionamento dos homenageados
Os médicos enfatizaram que o título pertence a toda a corporação. “Esse título não é apenas nosso, mas de todos os profissionais que atuam no Corpo de Bombeiros. É um reconhecimento ao esforço diário de uma instituição que é referência em salvamento e atendimento médico de urgência”, afirmou Halmélio Sobral. “É uma honra receber esse título. Trabalhamos com o compromisso de servir à população do Distrito Federal, e ver nosso trabalho valorizado pela CLDF nos enche de orgulho e motivação para continuar”, completou Estevam Guimarães.
Eles representam o que há de melhor no serviço público. São profissionais dedicados, que salvam vidas todos os dias e que, com sua competência e humanidade, se tornaram referências não apenas no CBMDF, mas em todo o Distrito Federal
Roosevelt Vilela
Repercussão e limitações do reconhecimento
O deputado também declarou que “Eles não apenas tratam emergências, mas também ensinam, inspiram e constroem um legado de excelência no cuidado com o próximo”. Apesar das palavras elogiosas, o título honorário não altera as condições operacionais enfrentadas diariamente pelas equipes de bombeiros militares, mantendo o foco em gestos simbólicos em vez de soluções efetivas para o sistema de saúde do DF.